sexta-feira, novembro 13, 2009

Entrevista do Prof. Delgado Domingos à TSF

No programa “Mais Cedo ou Mais Tarde”, da TSF, do mês de Maio p.p. o Prof. JJ Delgado Domingos deu uma entrevista que o MC regista e gostaria de partilhar com os seus leitores.

Separando as águas, distinguindo a poluição e o clima e reiterando a ideia de que tanto deve ser combatida a poluição como o embuste climático dos alarmistas, o Prof. Delgado Domingos revela bem a sua lucidez quando alerta para o perigo de o badalado combate às alterações climáticas desviar as atenções relativamente aos problemas reais que as sociedades enfrentam.

A insistência na redução das emissões de dióxido de carbono constitui uma ilusão, pois por si só não elimina nenhum dos factos que têm vindo a ser atribuídos, se bem que erradamente, a essas emissões.

Por exemplo, reduzir as emissões de CO2 faz até esquecer um importantíssimo conjunto de factores de alteração climática como sejam, por exemplo, as alterações provocadas pelo uso dos solos.

Devido às suas responsabilidades como gestor do ambiente na cidade de Lisboa, o Prof. Delgado Domingos tem a noção exacta sobre o ataque dos problemas que afectam a cidade e não se dispersa em medidas demagógicas.

Nas cidades sim, os decisores políticos têm culpas nas situações que afligem os cidadãos como seja a qualidade do ar que respiram. E a melhoria da qualidade do ar passa por medidas que o professor se preocupa em implementar desmistificando o “aquecimento global”.