segunda-feira, maio 03, 2010

O mistério das nuvens

No dia 2 de Abril de 2010 a televisão francesa ARTE emitiu o documentário dinamarquês realizado por Lars O. Mortensen, em 2009, que se pode ver aqui.

Cientistas famosos defendem a influência dos raios cósmicos nas variações do clima. Svensmark, Veizer, Shaviv, Friis-Christensen, explicam a teoria. A teoria de Henrik Svensmark atribui aos ciclos eruptivos do Sol uma forte influência sobre o clima.

Quase no final do documentário (aos 50 m 20 s), o astrofísico israelita Nir Shaviv afirma:

É maravilhoso. Porque a teoria faz-nos tomar consciência que nós não vivemos isolados no nosso pequeno planeta, Mas, sim, que fazemos parte do ecossistema galáctico. Nós somos testemunhas do que se passa à nossa volta.

A seguir, Svensmark acrescenta (aos 50 m 36 s):

Estas ideias mostram que a Terra não é uma pequena ilha isolada no universo. Fazemos parte do grande universo. E os processos que se desenrolam, como a formação de estrelas ou as variações da actividade solar, têm uma influência sobre o nosso clima. E todos estes factores podem produzir alterações consideráveis.

Mas o mistério das nuvens mantém-se. A cosmoclimatologia só por si não explica a dinâmica do tempo e do clima. De qualquer modo, estamos perante um avanço científico importante para compreendermos melhor o planeta em que vivemos.